Treinamento funcional e postura

Treinamento funcional e postura

Muitas pessoas têm duvidas sobre o que é treinamento funcional, gosto de explicar da seguinte forma. O treinamento funcional é um tipo de modalidade completamente adaptável às necessidades do praticante. Exemplo, uma aluna faz trabalhos domésticos e tem dificuldades para abaixar para pegar coisas do chão ou para limpar a casa. Por meio de uma avaliação funcional identifico os movimentos e os músculos a serem trabalhados e posteriormente elaboro os treinos. Quanto mais próximos os exercícios dos movimentos a serem trabalhados melhores serão os ganhos. Por esse exemplo, já dá para ver que a questão da postura, encaixa-se como uma luva com um dos tópicos para os quais o treinamento funcional pode trazer enormes benefícios, certo?

Seguindo essa linha de pensamento podemos simplificar dizendo que o treinamento funcional é para o atleta, idoso, sedentário, dona de casa ou qualquer pessoa que queira. Um dos preceitos do treinamento funcional é trabalhar movimentos mais amplos e não de forma isolada, gerando assim melhoras muito mais significantes.

Vivemos em uma realidade muito cômoda, se antigamente as pessoas precisavam se movimentar para realizar o trabalho cotidiano, hoje estão muito mais paradas/sentadas. Se antes os músculos estavam sendo sempre solicitadas, agora estão cada vez mais fracos e encurtados. Não é a toa que cada vez mais vemos pessoas com doenças crônicas e problemas de coluna.

O corpo humano necessita de constante movimento para se manter saudável. Todos os dias nós fazemos nossa higiene pessoal, escovamos cabelo, tomamos banho, escovamos os dentes… os exercícios físicos deveriam fazer parte dessa rotina. Demora um pouco para as pessoas entenderem que os exercícios não cansam o corpo, na verdade os exercíciosmantem o corpo muito mais bem disposto e alerta. Dito isso vamos aos fatos…



Treinamento Funcional e postura

Os exercícios funcionais trabalham o corpo todo, principalmente a região centraldo corpo conhecido como core. O core é um conjunto de músculos (musculo abdominal, transverso do abdômen, glúteos e períneo/assoalho pélvico) que formam um cinturão de força em torno da coluna.

Quando essa musculatura está fraca, a coluna acaba sendo sobrecarregada tornando muito mais suscetível a dores e problemas de coluna. É incrível o quanto as pessoas sentem medo de se movimentar quando tem dores nas costas, sendo que a maioria das vezes o exercício físico e treinamento funcional podem e devem ser aliados no tratamento da causa da dor.

Tem estudos que apontam que a maioria da população já sentiu ou ainda irá sentir dor na coluna, essa é uma informação muito preocupante. É muito importante ter um diagnostico medico indicando qual é a causa das dores, para que a prescrição dos exercícios seja correta e eficaz.

O treinamento Funcional propicia o recrutamento de músculos mais profundos que auxiliam na estabilização e proteção da coluna, cabe ao profissional adequar os exercícios de acordo com a individualidade de cada aluno, inclusive no que diz respeito às patologias.

Outros benefícios do treinamento funcional para postura

  • Desenvolve o equilíbrio muscular e corporal
  • Aumento de força e condicionamento físico
  • Desenvolve a coordenação motora e lateralidade
  • Queima muitas calorias
  • Ajuda a definição muscular
  • Melhora a postura
  • Trabalha o corpo todo e é adaptável a muitos objetivos

 

Exercícios para melhorar sua postura

Esses exercícios podem auxiliar na postura e ajudar na diminuir as dores na coluna

  • Prancha: Esse exercício é um dos queridinhos das revistas, pois exige um bom controle corporal e ativa os músculos abdominais e do core.
  • Ponte/elevação de quadril: trabalha os glúteos, abdômen, e posterior de coxas
  • Abdominal: Já vimos que os músculos abdominais fortalecidos são importantes aliados da coluna
  • Exercícios de Alongamento: manter o equilíbrio muscular implica em alongar também (vale lembrar que muitas vezes o nervo ciático incomoda por falta de alongamento)
  • Extensão de coluna: Esse exercício fortalece músculos mais profundos da coluna tais como os multífidos que ajudam no suporte da coluna vertebral.

 

Dicas de treino e de vida para melhorar a postura

O treino de funcional é sem dúvida um momento muito importante para a melhora da postura, no entanto não é apenas nessa hora que você tem que cuidar. Digo para meus alunos que o tempo de treinamento e relativamente pequeno se comparado a quantidade de horas que estamos realizando outras atividades, então é interessante adquirir o habito de autocorreção.

Tome nota dessas dicas que separei para você e podem lhe ajudar:

  • Não permaneça muitas horas seguidas sentado. A posição sentada e uma das mais prejudiciais para a nossa coluna e muitas vezes é a vilã da postura. A cada hora tire uns minutinhos para alongar e dar uma volta, além de acordar os músculos também vai ajudar a melhorar o foco de atenção na atividade que está sendo realizada, seja trabalho ou estudos.
  • A ergonomia do local de trabalho é extremamente importante. A altura da cadeira, a do monitor, a forma do encosto da cadeira (ou falta de encosto) podem afetar a sua postura.
  • Adquira o habito de manter o abdômen em contração, além de estético, é saudável.
  • Tome cuidado com o uso de celular, já existem estudos relacionando o uso de celulares com problemas de cervical. Levante o aparelho até a altura de seus olhos invés de fica com a cabeça abaixada. Lembrando que problemas de cervical também podem servir de complicadores em relação a dores de cabeça e dores irradiadas para braços e mãos.
  • Abandone o sedentarismo, realizar caminhadas três vezes por semana e muito melhor que não praticar nada. Tudo que você não usa,perde/estraga. Com seus músculos não é diferente eles precisam de movimentos para se manter saudáveis. Se liga, o processo de envelhecimento acarreta perda de massa muscular. Se você pratica exercícios físicos essa perda é mais lenta, e pode demorar mais parar começar a acontecer. No entanto é acelerada com a inatividade, então se mexa!

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre treino funcional, leia esse post que escrevi explicando de maneira bem didática e básica o que é essa atividade. Agora, se você gostou, deixe seu recadinho!



Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *