Treinamento funcional para iniciantes: Dicas

Treinamento funcional para iniciantes: As melhores dicas

Sabemos que a prática regular de exercícios físicos é primordial para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo. O sedentarismo é a causa principal de doenças crônicas como a hipertensão, diabetes e doenças coronarianas que podem levar a morte ou piorar muito a qualidade de vida do indivíduo.

Com o aumento da expectativa de vida das pessoas vem a tona uma realidade. Não basta apenas viver muito, mas viver com qualidade e disposição. A correria do dia a dia vez por outra dificulta a adoção de hábitos saudáveis, então quanto mais efetivo forem os treinos, melhor.

O treinamento funcional como dito em outros posts tem como uma de suas principais características a variedade de exercícios e sua capacidade de explorar movimentos de acordo com a função que o aluno quer ou precisa trabalhar. Esse dinamismo do funcional é ótimo para quem gosta de estar sempre mudando os estímulos e trabalhando o corpo por inteiro.



Se liga no treino funcional 😉

Tenha em mente que atalhos podem até funcionar por um período curto de tempo, mas se você quer resultados de verdade, você terá que suar a camisa mesmo! Esqueça o que as revistas dizem sobre Fernandinha Souza ter um corpo lindo por tomar chá de hibisco. O chazinho pode até ajudar, mas o empenho com exercícios e alimentação é 99,99%.

Outro ponto importante, tudo que é novo é difícil ou causa estranheza. E isso é normal então encare como um desafio. Os exercícios funcionais exigem muito de coordenação motora e não tem outro jeito de trabalhar coordenação sem ser por exercícios! No começo, quando se é iniciante no treinamento, você talvez se perca, mas depois vai pegar o jeito.

 

Dicas fundamentais para iniciantes

Um fator motivacional importante é a intensidade da aula, precisa estar de acordo com a aptidão do aluno. Se o treino está muito leve, o aluno se desmotivará por falta desafios, pois tudo é fácil demais, monótono. O contrário também não é bom, se os exercícios estão muito além das capacidades do aluno ele vai se frustrar o que também é uma das causas do abandono de aulas.

Olha só, também escrevi um post super bacana falando sobre os locais onde você pode fazer o treinamento funcional, sendo iniciante ou não. Listei dicas e até exercícios super legais, não deixe de ler 😉

O que fazer:

  • Procure um local adequado, se puder dê preferência para os treinos personalizados que irão se encaixar melhor dentro dos seus objetivos
  • Coloque seu professor a par de toda e qualquer restrição médica
  • Paciência e perseverança, e então chegará o momento que o seu corpo irá pedir por exercícios e tudo se tornará mais fácil! Alias…
  • Começar é sempre mais difícil, depois você começa a perceber os benefícios e o seu corpo todo vai respondendo melhor e é aí que a coisa fica boa! (confie em mim)
  • Evite faltar aos treinos, bons resultados exigem força de vontade!
  • Se você quer emagrecer muito (e quer muito emagrecer) tente lembrar quanto tempo ficou sem se exercitar e quanto tempo levou para ganhar os seus 10 ou 15kg a mais, um mês é pouco para perder tudo. Pense 1kg por vez ( e cuide de sua alimentação)
  • Realize avalição física é ótimo para você e para o seu professor.
  • Talvez doa um pouquinho no dia seguinte a aula (dor mucular), converse com o seu professor qual é o melhor procedimento e evite ao máximo tomar relaxante muscular.

 

O que esperar do Treinamento Funcional

O treinamento funcional é ótimo e os resultados irão depender de quais são os seus objetivos, mas de modo geral no decorrer das aulas você:

  • Sentirá mais bem disposto e com uma melhor capacidade cardiorrespiratória.
  • Melhor força e flexibilidade.
  • Aumento do tônus muscular de pernas, abdomem e braços.
  • Mais equilíbrio, coordenação motora e percepção corporal.
  • Melhora da resistência física e muscular.
  • Vontade de nunca mais parar! 😀

Principalmente quando você é iniciantes, sempre terá alguém para lhe oferecer um caminho que parece mais fácil, por isso é importante que você saiba discernir o que é melhor para seu corpo e seus objetivos! Não apenas agora, mas também a médio e longo prazo.



Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *