Treinamento funcional para atletas

Treinamento funcional para atletas

O Treinamento funcional é ótimo, além de ser uma modalidades completamente adaptável, talvez aí esteja a graça! Pode ser praticado tanto por crianças, idosos ou atletas. É uma atividade completamente dinâmica e diversificada, pode ser feito com o auxilio de vários acessórios ou também de nenhum, apenas com o peso do corpo. Pode ser realizado em qualquer lugar seja em casa, em uma viagem ou nas academias.

Se você ainda está conhecendo o treinamento funcional, escrevi dois posts bem bacanas que podem esclarecer as coisas: O que é treinamento funcional e Treinamento funcional para iniciantes: As melhores dicas. Não deixe de ler 😉

Muitas modalidades esportivas vêm se beneficiando com a complementação de funcional em seus treinos diários. Então hoje gostaria de voltar o treinamento funcional mais especificamente para os atletas de plantão que estão buscando sempre a melhora dedesempenho e mostrar que o funcional é uma ótima opção. Bora?



Vida de atleta

Vida de atleta definitivamente não é moleza! Além do talento, horas e horas de treinos diários, alimentação adequada, dedicação,torneios e muita disciplina e superação para dar conta de tudo, muitas vezes sem auxilio financeiro ou patrocínio. É o preço do sonho que muitos pagam desde cedo.

Enquanto algumas crianças se preocupam em ir a escola e brincar com os amigos da rua, outras estão investindo tempo e esforço para se tornarem atletas de reconhecimento e de bons rendimentos.

Vivemos uma realidade no Brasil em que não podemos dizer (infelizmente) que todas as modalidades são valorizadas da mesma forma. Enquanto alguns tiram dinheiro do seu próprio bolso para treinar, viajar a torneiros e se manter, outros como o futebol ganham milhões por mês e tem muito mais visualização da mídia. E se voltarmos um pouquinho mais, nas aulas de educação física escolar veremos pouco ou nenhum incentivoas aulas e em consequência, ao esporte. É complicado, mas uma coisa é certa, independente se é atleta mirim, adulto, profissional ou amador é preciso muito suor e treino para ter bom desempenho.

 

Treino Funcional para corredores

As corridas de rua vêm ganhando cada vez mais seguidores e adeptos e o treinamento funcional pode e deve servir como ferramenta para evitar lesões e melhora de resultados.Por meio do treino funcional é possível trabalhar muitas valências físicas e entre elas a velocidade e agilidade e resistência muito utilizadas nas corridas. Dentre os exercícios os deslocamentos e saltos são muito utilizados, além das isometrias para o ganho de força.

Além do mais, o treinamento funcional pode auxiliar os atletas de corrida no aperfeiçoamento de um gesto motor, como a passada por exemplo. Outro ponto importante, o funcional também é muito eficaz para o fortalecimento dos músculos e em consequência maior estabilidade das articulações.

Muitas vezes a saúde é deixada de lado dando ênfase apenas na performance, no entanto é válido ressaltar que esse é um pensamento de curto prazo muito prejudicial para a carreira do atleta que muitas vezes pode ter um fim precoce devido à lesões e desgastes, por isso se faz necessário um trabalho complementar aos treinos, e nesse quesito o funcional se encaixa perfeitamente.

 

Treinamento funcional para tenistas

O tênis é um esporte que exige disciplina e muita técnica e possui uma rotina de competições muito intensa. É uma modalidade que trabalha mais um lado do corpo o que pode gerar desequilíbrio muscular, dores e lesões por tanto exige um treino auxiliar para otimizar os ganhos e diminuir essa desigualdade.

Escolhi essa modalidade especificamente, pois tenho um aluno atleta de 11 anos que vem alcançando excelentes resultados. Além dos treinos diários de tênis ele também complementa com pilates e treinamento funcional duas vezes na semana.

O funcional neste caso específico auxilia:

  • fortalecimento da musculatura,
  • estabilidade das articulações,
  • aumento de agilidade,
  • estabilidade de tronco (trabalho de core)
  • melhora do equilíbrio muscular e corporal
  • coordenação motora

É bacana ressaltar que o treino funcional é excelente para crianças e adolescentes, pois é muito dinâmico e o aluno acaba se exercitando de forma divertida, diferente de uma rotina na musculação, por exemplo, (mas musculação também é ótimo).

 

Outras modalidades

Não são apenas os atletas de corrida e tênis que se beneficiam com a complementação de funcional, outras modalidades também vem aderindo ao treino.

Quem já não viu alguma cena de relance passando um pedacinho dos jogadores de futebol realizando exercícios de agilidade na escada? Eu sei que sim! Para frente, para trás, de um lado para o outro, indo de frete, voltando de costas, realizando elevação de joelhos, saltos e por ai vai.

Outro exemplo de modalidade que já utiliza há algum tempo exercícios funcionais é o vôlei.  Para realizar cortes, saques e bloqueios o jogador realiza saltos com uma velocidade de explosão muito grande. O funcional pode ajudar com uma variada gama de exercícios pliométricos (exercícios com saltos). Esportes como oatletismo, o handball e basquete também podem se beneficiar dos exercícios com saltos. Vale lembrar que quanto mais próximo o exercício do gesto que se quer trabalhar, melhores serão os resultados.

Tem dúvidas? Entre em contato comigo! 😉
Vou adorar te ajudar!



Comentários

Comentários

Um comentário sobre “Treinamento funcional para atletas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *