O que é treinamento funcional

Treinamento funcional: o que é

Vou tentar simplificar direcionando a explicação para o próprio nome da atividade: Treinamento Funcional! Só é um treinamento funcional porque foca no objetivo e na individualidade de cada aluno, e se adapta a ela. É uma modalidade com exercícios físicos extremamente variados, o que o torna uma atividade muito mais atrativa que as tradicionais como a musculação por exemplo.



Uma atividade dinâmica e variada

O dinamismo dos exercícios, e a variedade dos materiais (que pode ser também material nenhum, apenas o peso do próprio corpo) proporcionam ao corpo a perda de muitas calorias e pode ajudar a emagrecer, se esse for seu proposito.

Como o treino se baseia nos movimentos naturais do corpo, por exemplo correr, agaxar, pular, girar, entre outros. Quem pratica acaba desenvolvendo bastante o equilíbrio, a força, flexibilidade, resistência e o condicionamento físico. Isso porque praticando, o aluno saí dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados. Essa é a diferença principal entre o treinamento funcional e a musculação, por exemplo. E é também, por isso que ele se tornou uma atividade tão atrativa para quem acha musculação muito chato e repetitivo 😛

Muitos acessórios e materiais são utilizados, como por exemplo:

  • Cordas
  • Cones
  • Halteres
  • Discos
  • Elásticos
  • Hastes
  • Correntes e pneus (acredite, são usados)
  • Entre outros

Tudo isso ajuda a trabalhar a musculatura profunda, variar os estímulos, além de ser um método que ajuda a prevenir lesões, definição muscular, melhorarias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, e claro, o emagrecimento.

 

Pra quem o treino funcional é indicado?

Quem pode praticar o treino funcional? Ora, qualquer um! Os exercícios podem auxiliar desde donas de casa nas tarefas do dia a dia, atletas em suas rotinas de treino ou mulheres buscando um corpo mais estético. Na aula você vai encontrar exercícios baseados nos movimentos primitivos do ser humano. Assim como o pilates, a força deve vir do centro do corpo (core ou powerhouse) para as extremidades (braços e pernas).

 

Treinamento Funcional e o emagrecimento feminino

O Treinamento Funcional pode ser tornar um incrível aliado quando o assunto é emagrecimento feminino, pois pode ser muito intenso e queimar muitas calorias. Um treino de 50 minutos pode queimar de 500 a 700 calorias. Incrível né?

Pernas e braços tonificados, bumbum durinho, abdômen definido através do Treinamento funcional, esses resultados são possíveis através de movimentos globaisl. Por que mexer apenas pernas se podemos realizar outros movimentos associados? Ou então incrementar com aeróbico? Um bom exemplo é o exercício burpee (dizem que tudo nessa vida pode melhorar, menos o burpee, nada pode melhorar um burpee hehe).

Esse exercício consiste na sequência de agachamento, flexão de braços e salto vertical. Cansa muito, acredite! Trabalha sistema cardio respiratório e músculos de coxas, glúteos, abdômen, e braços e é ótimo para mulheres que buscam emagrecer.

 

Benefícios do Treinamento Funcional

O Treinamento Funcional assim como o Pilates também é uma atividade muito completa (mas eu sou suspeita né?).

Veja os benefícios que o treinamento funcional pode trazer:

  • Melhora da força, flexibilidade, resistência e agilidade
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Potência muscular
  • Mobilidade articular
  • Auxilia na coordenação motora
  • Melhor consciência corporal
  • Ajuda na lateralidade

Os demais resultados irão depender dos seus objetivos, da sua frequência nas aulas e de sua determinação. Deixe sempre seu professor a par de suas condições de saúde.
***Lembre-se Respeitar os limites sim, mas também aceitar os desafios!



Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *