Treinamento funcional na praia, no parque ou em casa?

Treinamento funcional na praia, no parque ou em casa?

Treinamento Funcional é um método de exercícios que permite trabalhar os músculos a fim de aperfeiçoar ou recuperar uma determinada função, ou seja, beneficia os músculos para que eles executem o movimento da forma mais eficaz.

Como expliquei nos posts: A diferença entre Pilates e Treinamento FuncionalTreinamento funcional: o que é, uma das maravilhas do treino funcional é o fato dele ser muito diversificado, não tem como enjoar! Os movimentos são muito variados, e a utilização de materiais e acessórios também. Quanto mais parecido os exercícios do treino forem dos movimentos rotineiros que precisam ser aperfeiçoados, melhores serão os resultados!

Cada aula é diferente da anterior, o corpo está sempre se adaptando e se desenvolvendo.As vezes o que afasta as pessoas da prática dos exercícios é a ideia de ter sempre que ir à academia e realizar por dois ou três meses o mesmo treino, é monótono! No treinamento funcional não tem isso, você sempre terá algo novo que te desafie. No decorrer das aulas você mesmo vai percebendo que movimentos que no início eram difíceis de serem realizados se tornam fáceis, então novos desafios são propostos .



 

Onde praticar o Funcional

Onde você quiser e precisar! (vale lembrar que prefira sempre realizar os exercícios com o acompanhamento de um profissional responsável). Nas academias o treinamento funcionalvem bombando, uma das vantagens de realizara modalidade nesse ambiente é a diversidade de materiais e ter sempre a supervisão de uma professor. As aulas podem ser feitas em grupos ou de forma personalizada.

Os materiais mais utilizados são:

  • slide
  • bosu
  • trx
  • elásticos
  • step, jump e cones

Mas alguns lugares também podem disponibilizar cordas navais e de escalada, traves, caixas para saltos, pneus e outros materiais menos usuais, irá depender do que se quer trabalhar e do público alvo.

Mas não pense que o funcional só é realizável com todos esses materiais, pois é possível utilizar APENAS o peso do seu corpo. Não tem desculpa! Não precisa nem dos saquinhos de feijão para se exercitar hehe

 

4 bons motivos que fazem o treinamento funcional ser demais

1 – É adaptável:

O idoso pode praticar, as donas de casa, os atletas, as crianças (sim até elas, elas irão se exercitar brincando de agachar, empurrar, girar, avançar, pular…) e você também! Tanto o público é variado, quanto os objetivos e intensidade de aulas. Sempre aconselho que antes de realizar exercícios tenha a liberação médica, e faça a avaliação física funcional. As avalições são ótimas ferramentas para a elaboração de treinos adequados.

2 – É dinâmico e variado:

Sempre novos estímulos fazendo o seu corpo inteiro trabalhar e se adaptar!  É uma ótima opção para quem quer fugir da musculação e realizar exercícios desafiadores.

3 – Gasto calórico

O treinamento funcional pode ser muito intenso, vai depender dos seus objetivos e de suas condições físicas. Queime mais calorias do que consome e conseguirá emagrecer, assim, sem mágica!

4 – Os benefícios:

Melhora da agilidade, coordenação, trabalha o core, melhora no equilíbrio, percepção corporal, libera endorfinas, melhora o condicionamento cardiovascular e a autoestima , além de diminuir o aparecimento de todo aquele bando de doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo! Tudo de bom!

Pode auxiliar na postura da grávida, nas atividades da vida diária dos idosos, na performance dos atletas, enfim!

 

Treino funcional sem sair de casa

Não deu tempo de passar na academia hoje, o tempo está corrido… não tem problema, faça em casa! Quer ver como é fácil e você não precisa de muita coisa?

  • Tapete para os abdominais
  • Escadas para fortalecer pernas e ajudar no aeróbico
  • Agachamentos (se você for fã de musculação vai vir me dizer que agachamento sem carga não dá pra trabalhar muita coisa, mas dá! Faça isometria em dois ou três ângulos diferentes, aplique pliometriatenho certeza que exercita muito bem e de quebra ainda muda os estímulos)
  • Polichinelos ou elevação de joelhos
  • Flexão de braços aberta e fechada

Alguns condomínios já disponibilizam um espaço com materiais para o treinamento funcional, é ótimo ter outros meios de se exercitar, sem precisar necessariamente se deslocar para algum lugar.

 

Treino em contato com a natureza

Funcional combina também com a natureza, por que não? Pode ser praticado na areia da praia ou no parque (que tal colocar o sleckline entre as árvores e aproveitar para trabalhar um pouco equilíbrio e pernas?).

Algumas acessorias esportivas se especializam em exercícios no parque, é ótimo! Muitas vezes as pessoas passam a semana toda trabalhando em escritório ou mesmo shopping e não tem tempo de ficar um tempinho no sol ou curtindo a natureza, é uma ótima opção.

Outra coisa legal, você pode utilizar o treinamento funcional para te preparar para escaladas, trekking, rafiting ou qualquer outra modalidade esportiva feita em contato com a natureza, pois como dito diversas vezes aqui, uma das lindezas do funcional é ser adaptável.

Vale ressaltar que ao praticar o treinamento funcional ao ar livre é preciso tomar alguns cuidados a mais, como:

  • Horário da prática (evitar horários de sol forte)
  • Protetor solar (sempre)
  • Manter-se bem hidratado (nas academias também)
  • Verificara segurança do local (cuidado nunca é demais né?)

Ou seja…

“Na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê” =D




Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *