Treinamento funcional para gestantes

Treinamento funcional na gestação

O corpo da mulher sofre diversas mudanças durante a gestação. Mesmo nas primeiras semanas alterações hormonais já mudam muito a rotina da mulher e como ela se sente no seu dia a dia. No decorrer da gravidez, conforme o bebê e a barriga vão crescendo o centro de gravidade altera, o peso aumenta nos membros inferiores podendo aparecer inchaços,dores, e câimbras.

O treinamento funcional pode ser uma ótima opção para as gestantes de plantão, desde que bem direcionadas tanto em relação aos exercícios quanto intensidade que deve ser de leve a moderada. Vale ressaltar (sempre) que o médico deve dar liberação para a prática dos exercícios.

De modo geral os exercícios são bem recomendados nesse período a menos que seja uma gravidez de risco ou tenha algo específico que impeça. Mas como costumo dizer, nem 8 nem 80! Se você está a muito tempo parada a gravidez não é o melhor momento para se tornar atleta. Ir com calma é a melhor receita para estar saudável.



Funcional na gestação e pós parto, uma ótima opção

Uma questão frequente que preocupa muitas gestantes é o aumento do peso corporal. Durante a gestação o aumento do peso varia em aproximadamente 1kg por mês. O ganho excessivo de peso pode acarretar em aumento da pressão arterial (fator de risco para a gestante e bebê), diabetes gestacional, aumento de inchaço nas pernas, dores e desconfortos corporais. O treinamento funcional auxilia no controle de peso das gestantes, e ajuda a proporcionar alivio de estresse e melhora da auto-estima.

O fortalecimento de pernas auxilia a gestante a se movimentar melhor até mesmo fazendo tarefas do dia a dia como sentar e levantar do sofá, ir até o mercadinho, enfim! São as panturrilhas que auxiliam o retorno do sangue de volta para os membros superiores, elas fazendo o papel do nosso segundo coração.

E é claro o fortalecimento dos braços também é essencial, afinal serão eles que irão segurar o filhote que dia a dia aumenta de peso. Muitas mamães sofrem com dores nos ombros, o funcional auxilia não apenas no fortalecimento, mas também ajuda a grávida a ter consciência corporal para segurar a criança de forma correta, para que não tenha dores, ou até mesmo tendinites.

O treinamento funcional como dito em outros posts trabalha com contração do core, o que ajuda muito o retorno do abdômen e da forma física pós parto. Não acho que as mulheres devem se preocupar demais com isso, afinal são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo nesse período, no entanto é bom sentir que o corpo vai retornando ao que era, e o funcional ajuda muito nesse processo.

Além do treinamento funcional, outra atividade super recomendada para grávidas é o pilates. Neste post falei bastante sobre essa atividade para as futuras mamães, não deixe de ler 😉

 

Exercícios recomendados

Para ter bons efeitos é imprescindível que os treinos se adaptem mês a mês às necessidades da gestante. Os exercícios mais recomendados sem dúvida são aqueles que proporcionam segurança e confiança à grávida. Nesse momento exercícios em superfícies instáveis ou que possam provocar desequilíbrios são evitados, assim como aqueles que causem muito impacto.

Nesse momento é importante trabalhar exercícios posturais e alongamentos para pernas e coluna, além de exercícios de fortalecimento. Exercícios aeróbicos leves também são bem vindos.

Apesar de instável, a bola suíça pode se tornar uma excelente aliada (a gravida deve estar a vontade na bola, caso tenha medo o melhor é realizar outros exercícios no lugar), pois ao se sentar na bola o corpo busca equilíbrio e postura. Além disso, movimentos circulares e de pêndulo com o quadril ajudam a relaxar a musculatura lombar, o que pode causar bastante alívio da região. E como dito anteriormente, trabalhar as panturrilhas também é uma ótima pedida (não apenas nessa fase).

 

Benefícios do Funcional na gestação

Se você ainda está em dúvidas se o treinamento funcional é bom para você veja a lista de benefícios, tenho certeza que você irá gostar.

  • Auxilia no controle do peso
  • Melhora auto estima e diminui estresse
  • Melhora possíveis desconfortos da gestação
  • Ativa circulação do sangue da mamãe e oxigena melhor o bebê
  • Recuperação pós parto facilitada
  • Melhora da postura

 

Cuidados Especias para as gestantes

Separei também alguns cuidados especiais para você se exercitar de forma saudável.

  • Evitar exercícios que acentuem ainda mais a curvatura lombar, pois durante a gestação a tendência é que a curvatura lombar aumente e haja dor e desconforto.
  • Evitar exercícios em decúbito ventral pois pressiona o ventre.
  • Evitar ficar muito tempo em decúbito dorsal, pois com o avançar da gestação o peso do abdômen pressiona órgãos e atrapalhar a circulação do sangue tanto para a mamãe quanto para o bebê.
  • Exercícios que causem instabilidade devem ser substituídos por outros que não coloquem a grávida em risco de queda.
  • Procure supervisão adequada e só inicie os exercícios com a liberação do seu médico.

Espero ter ajudado com essas dicas. Nunca esqueça que atividades físicas são sempre importantes e vão te ajudar muito durante a gestação. Qualquer dúvida, estou a postos, é só comentar ou me enviar uma mensagem.

Super beijo e até a próxima :*



Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *