Treinamento funcional e definição muscular

Treinamento funcional e definição muscular

Muitos são os exercícios indicados para o ganho de saúde e que ajudam a melhor a estética corporal, mas nós aqui temos uma quedinha especial pelo Treinamento Funcional, então hoje falaremos um pouco sobre a batalha para conseguir a definição muscular e como esta modalidade pode lhe auxiliar.

O Treinamento Funcional é uma atividade extremamente diversificada tanto em exercícios quanto em resultados. Vem ganhando cada dia mais adeptos por seu dinamismo e adaptabilidade, qualquer um pode fazer, desde o atleta buscando performance, estética (aí entra a definição muscular) até a senhorinha que deseja melhor qualidade de vida!




Vamos relembrar os benefícios do treinamento funcional?

  • Ganho de resistência física e muscular
  • Aumento de força, agilidade, equilíbrio e coordenação motora.
  • Auxilia no processo de emagrecimento

 

A importância do treino funcional, não só para definição

Uma das coisas bacanas do Treinamento funcional é que ele é baseado nos movimentos que são naturais para o nosso corpo tais como:

  • Agachar
  • Empurrar
  • Saltar
  • Girar
  • Puxar
  • Correr

Sei que nesse momento talvez você tenha dado uma pausa na leitura se perguntando qual foi a ultima vez que você fez tudo isso,pois é! Tenho uma coisa para te dizer: Uso e Desuso! Tudo que você não usa, acaba perdendo. E aí sabe o que acontece? Quanto menos você faz, menos consegue fazer e por não conseguir fazer, você faz menos ainda! Caímos num péssimo ciclo vicioso que pode levar a perda de força, equilíbrio, ganho de gordura, aparecimento de doenças crônicas e todas aquelas coisas que todo mundo sabe mas finge que esqueceu.

Recentemente escrevi um post com as melhores dicas para os iniciantes no treinamento funcional e outro sobre os locais onde você pode realizar o treinamento, podem ser bem uteis se você está começando ou pretende começar a definir seus músculos com o treino. Não deixe de ler 😉

Por meio desses movimentos básicos é possível evitar tudo que acabei de citar além de melhorar muito o tônus muscular, em alguns casos até mesmo desenvolver a hipertrofia (aumento de massa muscular) e diminuição da porcentagem de gordura.

Então chegamos a ao ponto chave. Desenvolvimento de massa muscular + diminuição de gordura = ganho de contornos/ definição muscular!!!

 

Emagreça e ganhe definição muscular

Os músculos estão abaixo da camada de gordura, quando essa camada é muito generosa os músculos ficam lá escondidinhos.  Para ter uma boa definição além de ter baixa porcentagem de gordura também é necessário que haja músculos bem desenvolvidos.

Costumo dizer para os meus alunos não terem pressa para emagrecer, quanto mais lento melhor. No emagrecimento rápido normalmente existe perda de massa muscular, ou seja, você estará queimando músculos, e isso definitivamente não é o que você quer! Os músculos mantém seu metabolismo funcionando mais rapidamente e queima muitas calorias apenas para se manter. Então fique ligado, dietas muito restritivas irão fazer você perder peso, mas não necessariamente te deixar mais magro! (certamente você já ouviu falar no falso magro, mas isso é assunto para outro post).

O Treinamento funcional é ótimo para quem busca definição muscular pois, ao mesmo tempo em que melhora a tonificação muscular (pode conter exercícios de força) também mantem  a frequência cardíaca alta por meio dos aeróbicos. Devemos lembrar que o treino funcional busca trabalhar o corpo de forma global, dando ênfase para movimento multiarticulares, então na própria execução dos exercícios existe uma maior queima calórica.

Para emagrecer o número de calorias que você ingere tem que ser menor que o de calorias que você consome.

Alimentação aliado ou inimiga?

A alimentação é fator determinante para bons resultados e nessa questão quem melhor que um nutricionista para lhe auxiliar? Sim, é isso! Não importa o quanto a revista diz que sabe os segredos das famosas e vai te ensinar a conseguir o corpo perfeito, apenas o profissional da área pode lhe dizer que dieta é adequada à sua realidade.

A equação para emagrecer é aparentemente simples, consuma menos calorias do que gasta, mas tem outras coisas envolvidas. Não basta os alimentos serem apenas de baixa caloria, é necessário pensar também na questão nutritiva, acredito que você já tenha visto em algum lugar uma foto comparativa entre um brigadeiro e uma maçã, ambos com a mesma quantia calórica. Apesar das calorias iguais, a maçã possui vitaminas e fibras e o brigadeiro rico em açúcar e gorduras.

Mais uma coisa, se você fizer uma dieta muito restritiva seu corpo vai ficar em estado de alerta e vai começar a usar como fonte de energia a proteína dos seus músculos. Simmmmmmmmmmm, aqueles músculos que você quer manter e deixar bem visíveis! Entende o tamanho do problema? E porque as vezes definir é tão difícil? Exercícios e alimentação devem ser coerentes com os seus objetivos!

 

Outras dicas para otimizar o treino e definir seus músculos

Separei mais quatro dicas simples e que podem fazer a diferença no ganho de definição muscular.

  • Tome água! Quanto mais água você toma, mais xixi você faz e ajuda a evitar inchaços e retenção de líquidos!
  • Diminua o sal! Tem várias receitas na internet mesmo mostrando como substituir o sal por ervinhas, assim você tempera direitinho a comida sem correr o risco de ficar inchado (e hipertenso).
  • Descanse! Descansar é tão importante quanto treinar. Um corpo cansado não rende nos treinos, além do mais é no período de descanso que suas células musculares se restauram.
  • Vá com calma! É melhor você comer e treinar direitinho e ir queimando a gordura aos poucos, que perder peso rápido queimando massa muscular.

 

Treinamento intenso: Circuito funcional

Entende-se por circuito a passagem de um exercício para o outro sem descanso ou com descanso ao final do ciclo (fechando a rodada de exercícios). Esse tipo de treino é normalmente mais intenso e pode contar com exercícios de força, resistência, aeróbicos, abdominais, trabalho de pernas e/ou braços e uma gama diversa de acessórios! Certamente, uma ótima escolha tonificar e desenvolver seus músculos ao mesmo tempo que te ajudará a queimar gordura, ou seja, o resultado será a definição muscular tão almejada 😉

É para suar a camisa e pode lhe auxiliar no processo de emagrecimento pois tem um gasto calórico alto. É válido lembrar que a alimentação no pré-treinoe pós-treino é de extrema importância! O indicado é que procure uma nutricionista inclusive se você optar por suplementação!

Veja os benefícios do circuito funcional

  • Dinâmico e intenso
  • Queima calórica alta
  • Aumento de resistência
  • Melhora da capacidade cardiorrespiratória




Comentários

Comentários

Um comentário sobre “Treinamento funcional e definição muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *