Pilates para iniciantes: dicas

Pilates para iniciantes: As melhores dicas

Então nos programas matinais, nas indicações médicas, nas conversas com as amigas e vizinhas. O Pilates é mara! Até para os iniciantes, aquelas pessoas que fazem a cerca de um mês. Parece que todo mundo tem benefícios, todo mundo gosta e todo mundo indica… bom, é isso mesmo! Hehe

O Pilates é ótimo para quem tem dores nas costas, é ótimo para a postura, te deixa mais forte e flexível e te faz sentir com o corpo mais solto, além de melhorar muito sua auto estima. O melhor é que você não precisa de meses e meses de treino para sentir as melhoras. Mesmo nas primeiras semanas, quando você é beeeem iniciante, seu corpo, sua postura e seu estilo de vida, mudam radicalmente.

Cansada de sedentarismo e daquele pneuzinho que cresce a cada ano você se resolveu. Bora mudar de vida! Está perdida e não sabe por onde começar? Eu quero te ajudar, vem comigo…



Pilates Solo para iniciantes

Antes de iniciar saiba que o pilates é uma atividade complexa, portanto exige muita concentração no movimento, respiração e tudo mais. Foque em seus objetivos, ouça o seu professor e tente desempenhar da melhor forma possível, tentando a cada dia melhorar não apenas os movimentos, mas também a execução dos princípios. O Pilates requer controle, precisão e fluidez dos movimentos, além de aliar os exercícios com as contrações e também com a respiração.

Já nas primeiras aulas os exercícios do pilates solo irão de proporcionar melhor percepção corporal e fortalecimento do powerhouse. A região do tronco fortalecida auxilia numa melhor distribuição das forças, e melhor execução dos exercícios sem sobrecarga na coluna.

Como já disse no post específico sobre pilates solo, as aulas em turma apesar de ótimas, são mais indicadas para quem não tem problemas de saúde ou muitas restrições. De modo geral as aulas tem intensidade média o que acaba não sendo tão interessante nem para quem está em um nível avançado, e nem para quem está começando. Já ouviu aquela frase que diz que o que é para todomundo acaba não sendo para ninguém? Então…

Para quem está a muito tempo parado ou muito acima do peso é primordial que as aulas se intensifiquem gradativamente, dessa forma evita-se lesões e desconfortos desnecessários. Entretanto se você estiver liberada pelo médico, ou não tiver nada que te limite o Pilates solo pode te servir muito bem.

 

Pilates Aparelho para iniciantes

O bacana dos aparelhos é que normalmente são realizados em studios de aulas personalizadas e permite uma adaptação e progressão melhor dos exercícios e aulas. Como professora da modalidade eu vejo que mais de 80% dos alunos que chegam até mim vem por algum problema de saúde, principalmente problemas relacionados a coluna, formigamento em pernas e braços, dor lombar… e é por isso que penso sempre em adaptação ao que o aluno procura e necessita.

São quatro os aparelhos básicos do Pilates:

  • Barrel
  • Chair
  • Cadillac
  • Reformer

Prefira studios em que as avaliações são periódicas, é através dessa avaliação que a aula será elaborada e os resultados virão de forma mais rápida e eficaz. E também você poderá comparar as avaliações e ter melhor percepção de suas evoluções.

Volta e meia sai nas revistae sites as celebridades praticando pilates, e fora uma ou outra vez, estão penduradas no cadillac ou de pernas para cima no reformer. Sem dúvidas são posições que chamam muita atenção, no entanto requer muita prática e forçaOs exercícios de pilates com aparelhos (no solo também)seguem uma progressão de dificuldade, no inicio são exercícios mais simples de serem executados, proporcionam consciência corporal estimulando as contrações e respiração. Quando essa base está bem estabelecida então os exercícios vão evoluindo.

 

Dicas importantes para os iniciantes

O Pilates é uma modalidade que vem sendo muito procurada nos últimos anos. Já falamos muito de seus benefícios. No entanto é importante salientar que apesar do método pilates ser excelente para a saúde você deve ter em menteo seguinte:

  • O profissional: Saiba qual é a sua formação e se ele está habilitado para dar aulas do método.
  • Linha do Pilates: Veja qual linha de pilates o studio ou a academia segue. Exemplo pilates original, pilates moderno, neopilates ou pilates aéreo. Cada um tem suas particularidades, converse com o professor, nem sempre a linha mais descolada é a melhor para você.
  • O ambiente: Não preciso nem dizer que limpeza e higiene são importantes em qualquer lugar né? Tenho certeza que você não gostaria de se deitar em cima do suor de ninguém. Perceba a manutenção dos aparelhos e acessórios, um elástico que arrebenta por exemplo (por menor intensidade que seja) pode causar um baita acidente!

Antes de começar…

Sempre dê preferência para realizar o pilates com a instrução de um profissional qualificado, não te aconselharia a comprar uma bola, ver uns exercícios na internet e tentar praticar, pois num momento de descuido você pode se lesionar e vai levar por muito tempo a idéia de que pilates não é bom. E é sim senhor (a), mas pratique com quem sabe o que está fazendo.
Nada na vida é fácil, e com o Pilates não seria diferente. É uma modalidade completa e COMPLEXA! Leve toda sua atenção para os exercícios e comandos do professor. Tente perceber seu corpo, os exercícios vão lhe exigir muita consciência corporal. Mas não se preocupe, por mais difícil que pareça, a progressão e a evolução se dão aula a aula e com o tempo qualquer iniciante se sente (e se torna) maior entendedor das técnicas e do seu próprio corpo.
Calma…
Eu imagino que se você está tendo dificuldade para sentar de forma confortável e alinhada, não está tendo muita chance de pensar na respiração e nas contrações do powerhouse, no entanto isso é treinável. Tenha persistência, que logo você sentirá no seu corpo a diferença!
E como já dizia nosso querido Joseph Pilates:

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.”




Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *