Pilates ou Yoga: Qual o melhor? Qual escolher?

Pilates ou Yoga: Qual o melhor? Qual escolher?

Essa questão entre o Pilates e o Yoga é bastante recorrente, algumas pessoas inclusive confundem achando que é a mesma coisa. Na verdade, são modalidades completamente distintas, além do mais não existe apenas um tipo de yoga, são inúmeros e cada um trabalhando e desenvolvendo o corpo e mente de forma diferente.




O Yoga é uma prática milenar que busca o alinhamento entre o corpo e mente.  É composto de movimentos corporais de força, flexibilidade e resistência, exercícios respiratórios, meditação e mantras. Requer mudança no estilo de vida e alimentação, mas não pode ser considerada religião.

Lembrando que cada tipo de yoga possui particularidades e esse é apenas um pequeno resumo generalizado. Veja algumas linhas do Yoga:

  • Hatha Yoga, o mais popular no ocidente
  • Ashtanga Yoga, técnica muito vigorosa
  • Iyengar Yoga, foco na postura (utiliza materiais)
  • Power Yoga, exige bom condicionamento físico.
  • Kundalini Yoga, busca um trabalho físico, espiritual e energético
  • Raja Yogameditação é a palavra chave nessa linha

O Pilates foi criado muito tempo depois pelo Joseph Pilates e tinha o intuito de recuperar o corpo. Se voltarmos um pouco mais na história seu criador, encontraremos um Joseph franzino e doentio, mas que após se exercitar utilizando o próprio método aos 14 anos já era usado como modelo nas aulas de anatomia devido ao tônus de seus músculos.

Inclusive, aproveitando o tema “comparações”, recentemente escrevi um post sobre as diferenças entre o pilates e o treinamento funcional, ficou super interessante e também recomendo a leitura 😉

 

Escolhendo a melhor opção para você

Apesar de eu adorar o Pilates também já fui praticante de Yoga, e o que posso dizer é que não existe um melhor absoluto. Na verdade o que tem é modalidades que nos identificamos mais, ou que são mais indicadas para os nossos objetivos.

Para te ajudar a escolher:

– Tenha em mente seus objetivos para poder comparar entre uma e a outra

– Você tem alguma restrição médica? Veja qual modalidade é mais adaptável em relação a suas restrições e qual delas pode te ajudar.

– Na teoria tudo cabe, mas na prática sabemos que a coisa complica um pouco, então experimente pelo menos uma aula de cada.

– Converse com praticantes e professor para saber mais detalhes não apenas da modalidade, mas também o modo como o professor/instrutor trabalha e desenvolve o método.

 

Yoga e Pilates, benefícios

Tanto o Pilates quanto o Yoga trazem muitos benefícios tanto para o corpo e quanto para a mente, separei alguns para você.

O yoga proporciona:

  • Diminuição de estresse
  • Ativação de circulação sanguínea
  • Integração entre corpo e mente
  • Fortalecimento e alongamento dos músculos
  • Aumento da concentração

Pilateando para:

  • Ganhar força e flexibilidade
  • Boa postura e powerhouse forte
  • Diminuição de dores nas costas
  • Melhora no equilíbrio e coordenação motora

 

Yolates

Yolates é a união do Yoga com o Pilates (e não do iogurte com chocolate hehe). Consiste em juntar ambas as técnicas, seriam as posturas do Yoga com os exercícios do Pilates utilizando técnicas respiratórias e fortalecimento do centro do corpo. Confesso que nesse ponto eu fico um pouco confusa, pois a respiração do Yoga é diferente da respiração do Pilates e não vejo como funcionaria a união das duas. Entretanto a minha função aqui é mostrar que existe essa modalidade no mercado e vem ganhando muitos adeptos ao redor do mundo. Os benefícios são próximos aos citados acima.

Se é bom ou ruim você experimenta e me diz 😉



Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *