Pilates na terceira idade: benefícios, exercícios e muito mais

Pilates na terceira idade: benefícios, exercícios e muito mais

A idade chega para todos e algumas alterações funcionais como perda de força, lentidão de movimentos, falta de equilíbrio e mobilidade são inevitáveis, mas podem ser minimizadas através da prática regular de exercícios. Modalidades como o Pilates, são ótimas para trabalhar o corpo todo de uma forma muito eficaz. E é por isso cada vez mais, médicos e fisioterapeutas vem indicando a prática para pessoas na terceira idade (bom, prefiro chamar de “melhor idade”).

Vamos falar um pouquinho mais sobre isso?



Por que o Pilates para os idosos?

Como dito anteriormente com o passar dos anos é normal uma diminuição nas capacidades funcionais do idoso, o que acaba dificultando a execução de tarefas simples do dia a dia, como ir ao mercado e carregar sacolas, por exemplo, ou então se locomover dentro da própria casa (você sabia que grande porcentagem dos acidentes com os idosos acontecem dentro da própria casa? Preocupante, não?!). E é aí que o Pilates atua como um importante aliado e seus exercícios vem mudando a vida das pessoas.

O Pilates é uma atividade bem completa de baixo impacto que integra corpo e mente, além de envolver exercícios de fortalecimento, alongamento e coordenação que podem auxiliar no alívio de muitos problemas que afligem a terceira idade, como por exemplo:

  • Dores nas costas e articulações;
  • Problemas de mobilidade;
  • Dificuldade para executar tarefas;
  • Desânimo, falta de concentração e estresse;
  • Incontinência urinária

 

Benefícios do Pilates para a terceira idade

O Pilates foi criado por Joseph Pilates e o método se baseia em seis princípios. A RESPIRAÇÂO é coordenada com o movimento em que a expiração é feita no momento de maior força. CENTRALIZAÇÃO da força através do fortalecimento do powerhouse (abdômen,transverso, glúteo e períneo). CONCENTRAÇÃO na execução dos movimentos. CONTROLE, FLUIDEZ E PRECISÃO para que os movimentos sejam leves e precisos sem desperdício de energia. Agora dá pra começar a entender porqueo Pilates é o queridinho de quem busca saúde e qualidade de vida né? Seus exercícios são desafiadores e trazem resultados desde os iniciantes até o níveis super avançados.

O Pilates proporciona benefícios não apenas para a terceira idade, mas para todos! Veja alguns benefícios:

  • Melhora da força e flexibilidade muscular;
  • Aumento da mobilidade articular e da coluna;
  • Melhora o equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal.
  • Auxilia na continência urinária (lembra da contração do Perínio citado acima?)
  • Melhora na postura
  • Melhora do tônus muscular

 

Os exercícios mais indicados para os idosos

É importante ressaltar que os exercícios mais indicados irão variar de acordo com a necessidade individual do aluno, por tanto se faz necessário o acompanhamento de um profissional capacitado.

Vou passar alguns exercícios que gosto e acho importante:

  • Ponte ou rolamento de quadril proporciona o trabalho da musculatura posterior de coxas, glúteosalém trabalhar a mobilidade da coluna. Uma variação interessante é com a ponta dos pés para ativar as panturrilhas e de quebra auxiliar no retorno do sangue (sabia que a panturrilha é o nosso segundo coração?).
  • Exercícios abdominais com pernas flexionadas para acomodar melhor a coluna.
  • Exercícios de Alongamento para auxiliar na manutenção e melhora da flexibilidade muscular e articular.

 

Pilateando no Solo (pilates solo para idosos)

O Pilates Solo utiliza o peso do próprio corpo para a execução dos exercícios, a utilização de alguns materiais é interessante e pode agir de forma a intensificar ou aliviar os exercícios.

O material mais conhecido é a Bola Suiça, mas tem vários outros tais como: faixa elástica (de diversas intensidades), rolo de feldenkrais, magiccircle e overball. Essa diversidade de materiais trás para as aulas uma grande gama de exercícios trazendo estímulos diferentes sempre o que faz o corpo estar sempre trabalhando buscando se adaptar. Temos também o Pilates com Aparelhos que também é MARAAAA, mas esse é um assunto para outro post.;)

 

Atenção! Vamos aos cuidados especiais

Faça exercícios com supervisão de quem entende do assunto! O mesmo exercício que traz benefícios se realizado corretamente também pode causar alguma lesão muscular, fique atento.

Vale lembrar também que o Pilates é baseado em seis princípios, e que estes devem ser respeitados para um melhor aproveitamento dos benefícios 😉

 

Gostou ou tem alguma sugestão para o próximo post? Deixe um recadinho, mande sua dúvida, prometo responder o mais rápido possível ,ou entre em contato clicando aqui ;*

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” (Joseph Pilates)




Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *