Pilates e definição muscular

Pilates e definição muscular

Estamos sempre em busca de aperfeiçoamento seja no trabalho, vida pessoal ou como nos sentimos em relação ao nosso corpo. Antes de qualquer coisa devemos pontuar que não existe e nem deve existir um modelo de corpo perfeito, o ideal é que a pessoa se sinta bem consigo mesmo e pronto.

A pratica regular do Pilates (solo e/ou aparelho) traz inúmeros benefícios à sua saúde, isso nós já vimos nos posts anteriores (recomendo esse no qual falo sobre pilates solo e esse sobre as diferenças entre pilates e treinamento funcional), mas no que diz respeito a estética corporal, a definição muscular, será que ele também é tão bom?

Vamos a alguns pontos que considero importantes…



Pilates e estética corporal

Um dos maiores benefícios da prática do método pilates é a melhora da postura. Muitas vezes o mau posicionamento dos ombros e fraqueza muscular de abdômen e costas favorece a má postura. Para quem não tem um olhar preparado poderia confundir essa postura incorreta com uma barrinha proeminente.

Outro fator importante que o Pilates trabalha é o fortalecimento do core/powerhouse (abdômen, transverso do abdômen, glúteos e períneo), fortalecendo essa musculatura   tônus muscular também irá aumentar deixando o abdômen  mais durinho, afinando a cintura (com  a contração do transverso do abdomên). Bacana né?

Durante as aulas de Pilates sempre busco lembrar a meus alunos de tentar alinhar a postura “crescendo a coluna”. Pense em uma linha imaginária que passa por toda a coluna terminando no topo de sua cabeça, essa linha te puxa para cima, (mas sem elevar o queixo), alongando sua coluna e melhorando a postura. Também peço ao aluno que em casa, sem camisa e em frente ao espalho faça a contração abdominal (puxando o umbigo para dentro) e então relaxe soltando o abdômen. Na aula seguinte pergunto como foi, o que o aluno achou e como ele gostaria de se ver, invariavelmente as pessoas se preferem com a contração abdominal. Aos poucos durante o dia a dia a adoção da postura correta vai sendo tomada.

Além do centro corporal o pilates trabalha muito bem braços e pernas, e apesar das poucas repetições, os movimentos são trabalhados com muita concentração e contração o que faz com que os movimentos sejam muito mais eficazes.

 

E a definição muscular o que é?

Definição muscular é ter o contorno dos músculos mais aparente.Os músculos estão localizados abaixo da camada de gordura (acredite estão todos lá) quanto maior o desenvolvimento dos músculos e menor a camada de gordura, maior será a definição muscular. Portanto se você gostaria de definir seus músculos terá que trabalhar com essas duas vertentes.

Como dito anteriormente o Pilates desenvolve com seus exercícios a tonificação muscular, no entanto não é uma atividade voltada para a hipertrofia (aumento da massa muscular). Para ter uma boa definição muscular é importante que os músculos estejam bem desenvolvidos, a musculação e o treino funcional acabam sendo um meio muito eficaz. O pilates poderia entrar como um auxiliar do treinamento ajudando na estabilidade corporal dos praticantes, pois trabalha com contração do core.

 

Fatores que interferem a definição muscular

Definir os músculos não é uma tarefa fácil, no entanto é possível. Veja a listinha de que preparei com fatores que interferem no ganho da tão sonhada definição:

  • Escolha do treino para ganho de massa (e o nosso queridinho pilates como auxiliar é claro)
  • Treino aeróbico para ajudar na queima de gordura
  • Alimentação balanceada (procure um profissional da nutrição que vai preparar uma dieta sob medida para você)
  • Bebida alcoólica aumenta o inchaço e pode ser um meio de adquirir muitas calorias vazias
  • Sua saúde! Faça um checkup e veja se está tudo em dia! Problemas de hipotireoidismopor exemplo diminuem o metabolismo e dificulta os resultados

4 dicas para definir seus músculos

  • Beba bastante água, pois ela auxilia no bom funcionamento dos órgãos. Lembre quanto mais agua você ingere, mais água você elimina! Diminuindo assim a retenção de líquidos e inchaço.
  • Não abuse do sal! Pois ele aumenta o inchaço (sem falar na hipertensão).
  • Durma bem! Descanso é tão importante quanto o treino. Enquanto você está descansando o corpo está restaurando células musculares que foram desgastadas durante o treino.
  • Não tenha pressa! O processo de queima de gordura é lento mesmo, e exige muita disciplina em todos os sentidos. A pressa nessa hora pode fazer você queimar massa muscular em vez de gordura.




Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *