O que é pilates studio ou pilates aparelhos

O que é pilates studio ou pilates aparelhos

Entendendo o Método Pilates

O Pilates vem ganhando espaço no decorrer dos últimos anos, mas muita gente ainda não sabe como bem como é a modalidade e muito menos os seus princípios, então tentarei explicar de forma simples.




O método Pilates foi criado por Joseph Pilates, mas só começou a ser chamado assim depois da morte de seu criador, antes era conhecido por contrologia. O Pilates busca o equilíbrio muscular e corporal através de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular baseando-se em seis princípios seja solo ou aparelhos, são eles:

  • Respiração: Inspira pelo nariz, expira pela boca
  • Contração: Abdomen, transverso, glúteos e períneo
  • Centralização de força: powerhouse
  • Precisão de movimentos
  • Fluidez de movimentos
  • Concentração

Analisando rapidamente os princípios do pilates podemos perceber que é uma atividade complexa que integra corpo e mente. Os movimentos são realizados lentamente de forma concentrada, controlada e coordenada com a respiração. São poucas as repetições e diferente de outras modalidades não se trabalha com séries.

É uma atividade que cada vez mais ganha espaço no mercado, e tem se mostrado grande aliando de quem tem dores relacionados a coluna. Os exercícios todos são realizados com a contração do core/powerhouse o que auxilia na proteção e fortalecimento da coluna

Pilates Studio Aparelhos:

Os aparelhos de Pilates são um show a parte e dão um bom suporte para a prática dos exercícios, principalmente para os alunos que necessitam de atenção especial como por exemplo Idosos, gestantes, alunos com problemas de coluna ou articulares.

Também fiz um  post bem completinho sobre pilates solo e o uso da bola. Não deixe de dar uma conferida 😉

Os principais Aparelhos de Pilates são:

  • Reformer Foi o primeiro aparelho criado. Tem a aparência de uma cama. É composto por uma carrinho que desliza sobre trilhos e utiliza molas como forma de resistência. É possível trabalhar braços, pernas e abdômen em exercícios que desenvolvem força e flexibilidade.
  • Chair É um aparelho pequeno se comparado aos outros, é semelhante a uma cadeira, utiliza pedais e tem molas como fonte de resistência.
  • Barrel Parecido com um barril, também é conhecido por “cavalo”, é ótimo para alongamento da coluna. É composto por uma parte almofadada parecida com um barril e um pequeno espaldar.
  • Cadillac é o maior aparelho e geralmente o que gera maior expectativas dos alunos. Nele é possível realizar exercícios em todas as posições e que são realizados os exercícios aéreos e em posição invertida.
  • Outros dois aparelhos que também podem ser utilizado tanto como opção mais viável como aparelhos complementares são o Step Barrel e o Wall Unit, versões simplificadas do Barrel e do Cadillac respectivamente.

Os aparelhos de pilates foram criados na época da primeira guerra mundial, Joseph adaptou algumas macas e auxiliava no tratamento com os doentes. As molas dos equipamentos, assim como os acessórios (os acessórios também podem ser utilizados no Pilates Aparelhos) podem facilitar ou dificultar os exercícios e variam de acordo com o tamanho e intensidade.

Outras formas de Pilates

O Método Pilates evoluiu muito depois da morte de seu criador, e não poderia ser diferente tendo a tecnologia e a ciência a sua disposição. Alguns exercíciosnão são mais utilizados e tantos outros são criados diariamente de acordo com o bom senso dos professores.

Além do Pilates Solo e Pilates com Aparelhos também existe o Pilates Aereo, o Cross Pilates, o New Pilates, o Yolates, o Pilates Funcional e por aí vai. O importante é que o método seja respeitado, assim como os princípios.

Benefícios do Pilates Studio

A pratica do pilates vem beneficiando inúmeras pessoas, e muitas vezes os alunos chegam até as academias e studios de pilates por indicações médicas. É importante que o aluno coloque o professora par de quaisquer restrições médicas.

Se você se interessou pelo método e deseja começar a praticar confira um pouco dos benefícios que o pilates com aparelho pode trazer:

  • Auxilia na postura
  • Ajuda a melhorar dores na coluna
  • Alonga e fortalece
  • Trabalha o equilíbrio e propriocepção
  • Fortalece o powerhouse (abdômen, transverso, glúteos e períneo.

Espero ter falado sobre tudo que envolve pilates studio e abordado todos os equipamentos para que você possa aproveitar todos os benefícios dessa atividade maravilhosa. Se você ainda tiver qualquer dúvida ou consideração, não deixe de me escrever. juro que vou achar o máximo poder ajudar.

Grande beijo e até a próxima 😉



Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *